Desengavetando Smetak: conversa sobre Walter Smetak e encontro de leitura na Boto. 18/12/2016

Desengavetando Smetak
com &dson Migracielo e Tuzé de Abreu.

18/12/2016 17:00h na livraria Boto-cor-de-rosa, Salvador.
Evento gratuíto e aberto ao público. Todos bem-vindos!

“O homem é um ser espiritual, e não um ser intelectual” – Walter Smetak

Idealizado pelo escritor &dson Migracielo, o projeto Desengavetando Smetak tem como principal objetivo resgatar a obra literária do compositor, violoncelista e escritor suíço-baiano Walter Smetak (1913-1984).

Reconhecido mundialmente como um inovador musical, tendo desenvolvido centenas de instrumentos (“instruir-mentes”) com sonoridade e plasticidade únicas, Smetak foi também o plasmador de uma escritura instigante e desafiadora. De um total de 33 manuscritos legados pelo compositor, apenas dois já chegaram aos leitores: O retorno ao Futuro, ao Espírito (1989) e Simbologia dos Instrumentos (2001).

Frutos de uma arrojada concepção musical (que tem como princípios norteadores a improvisação e o imprevisto), os escritos de Smetak são permeados por poemas, crônicas e reflexões filosóficas calcadas nos saberes ancestrais do Oriente. Para Smetak, “a realização de um estado de consciência é o único valor que pode obter o homem na face da Terra” . Os caminhos para esta realização passam pela revisão atenta dos conceitos e práticas do homem contemporâneo, mergulhado no caos material capitalista e tão esquecido de seu próprio componente espiritual. Lendo Smetak, chegamos a ter uma noção mais clara do que pode representar a ânsia sincera pela experiência de uma Iluminação.

Nos meses de novembro e dezembro, o escritor &dson Migracielo participa do programa de residências artísticas do Instituto Hilda Hilst, em Campinas, pesquisando o material literário de Smetak.

O encontro na Livraria Boto Cor-de-Rosa traz aos soteropolitanos algumas descobertas feitas durante a pesquisa deste viés hoje pouco frequentado da vasta obra de Smetak, e conta com a participação do músico e pesquisador Tuzé de Abreu, que foi discípulo e parceiro de Smetak e defendeu sua dissertação de mestrado em Composição Musical pela UFBA sobre o universo musical smetakiano.

Migracielo é autor dos romances Sveglia (7Letras, 2010) e Novo corpo amoroso (Outr&m Editorial, 2014). O projeto Desengavetando Smetak tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

18/12/2016 17:00h.
Evento gratuíto e aberto ao público. Todos bem-vindos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *